De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo.
Ela é considerada a principal causa de incapacidade no desenvolvimento das pessoas (profissional e pessoal), e a psicoterapia é uma das formas de tratar esses pacientes, por vezes combinada com o uso de medicamentos.
Mas afinal, o que é a depressão e quais os benefícios da psicoterapia? É o que falaremos neste post. Continue a leitura!
Engana-se quem pensa que depressão resume-se ao fato de estar triste e não querer fazer nada por um certo período de tempo. Em certas medidas isso é comum à grande maioria das pessoas.
Esse transtorno é mais sério e acaba interferindo no dia a dia da pessoa.
Quando não tratada corretamente, a condição pode se agravar e, na pior das hipóteses, levar até a suicídio.
Podemos dizer que a depressão é diferente das flutuações usuais de humor e das respostas emocionais a eventos diários. Sendo assim, é importante estar atento a alguns sintomas como:
A psicoterapia, ou a “cura pela fala”, ajuda no processo de autoconhecimento e amadurecimento individual, que desenvolvem inteligência emocional e saúde mental. Assim, auxilia o paciente a encontrar soluções para os problemas relacionados a questões emocionais.
De modo geral, ela busca trabalhar a partir da conversa sobre as questões emocionais (mas não somente), fazendo uso de várias abordagens e conexões com o inconsciente.
Para a pessoa com depressão, a terapia é fundamental, pois permite:
É possível tratar a depressão através da psicanálise (saiba mais aqui) ou, no caso de crianças, por meio da terapia infantil (saiba mais aqui).
São vários os benefícios da psicoterapia para depressão. Abaixo listamos os principais deles.
O tratamento para depressão varia muito de acordo com cada paciente. Alguns respondem mais rápido e é possível ver uma mudança de hábitos a partir das primeiras sessões.
Contudo, algumas pessoas necessitam de mais tempo, e outras inclusive mantem o acompanhamento por tempo indeterminado. Cada paciente tem seu tempo, e dinâmica de enfrentamento da questão. O importante é procurar ajuda o mais cedo possível, a fim de evitar que o quadro se agrave.
Todos nós nos sentimos ansiosos em algum momento da vida. Isso é normal e, em nível controlado, a ansiedade é considerada saudável.
Leia Mais