A psicoterapia, ou simplesmente terapia, é um tratamento à base de uma conversa e da relação entre o paciente e seu terapeuta. Juntos, eles construirão conexões para entender quais são os sentimentos e pensamentos que estão por trás de diferentes questões. Os atendimentos são para todos os públicos, desde adultos até crianças e adolescentes.
De modo geral, a terapia ajuda a pessoa a lidar melhor com suas questões emocionais, independente do grau ou origem, desde aquelas consideradas de grande impacto (luto, doença grave ou terminal, separação, traumas, abusos, acidentes etc.) até outras mais compartilhadas (conflitos pessoais, amorosos, profissionais, familiares etc.), mas que também podem ser muito desafiadoras para a vida, bem-estar e como nos apresentamos para o mundo.
Através da psicanálise, uma das formas mais antigas de terapia e que foi criada originalmente por Sigmund Freud, é possível trazer pensamentos e sentimentos do inconsciente para o consciente, em busca de autoconhecimento, equilíbrio emocional e saúde mental.
Entre os principais motivos que levam as pessoas a procurarem pela psicoterapia estão: depressão, ansiedade, estresse, compulsão alimentar, dependência química, diagnóstico de autismo, bipolaridade, déficit de atenção e hiperatividade, estresse pós-traumático, TOC (transtorno obsessivo compulsivo), insônia, questões familiares e do desenvolvimento infantil.
E os benefícios são inúmeros e nos ajudam a desenvolver diversas virtudes, como: autocontrole, coragem, confiança, autoestima, paciência, descobrir e expandir nosso potencial, quebrar preconceitos sociais, entrar em contato com nossas emoções entre outros.
O paciente pode falar livremente sem censura sobre seus sentimentos, lembranças, sonhos e questionamentos. E quando julgar necessário, o psicanalista fará intervenções que possibilitem criar novos sentidos e ressignificar questões, relações, emoções e sentimentos.
Os atendimentos são voltados para todos os públicos podendo ser presenciais ou online
As crianças também têm questões. Através da psicoterapia é possível identificá-las, e propiciar ferramentas adequadas para que cresçam mais preparadas para lidar com adversidades e sentimentos, como tristeza, frustração, raiva, conflitos familiares e outros.
Saiba MaisO foco é promover um espaço de escuta qualificada para que o paciente fale sobre os seus sentimentos, questionamentos e desafios. O processo ocorre com profundo respeito pela individualidade de cada um.
Saiba MaisFerramenta para promover a autonomia e reinserção social do paciente. Os encontros resgatam as relações do paciente na sua rotina diária (família, escola e outras atividades), e que também buscam o autoconhecimento. [Saiba mais].
Saiba MaisAtravés da escuta psicanalítica, e da relação de confiança construída pela parceria terapeuta-paciente, o profissional é capaz de conduzir o paciente no processo de construção de si, auxiliando na identificação das próprias emoções e no controle das mesmas, ou seja, autoconhecimento.
Saiba MaisÉ a forma como o indivíduo reage às exigências da vida e o modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. É estar bem consigo mesmo e com os outros.
É a capacidade de identificar e lidar com as suas emoções e também dos outros indivíduos. Essa habilidade permite que as pessoas gerenciem melhor seus sentimentos.
É o conhecimento que uma pessoa tem a respeito de si mesma, sobre suas qualidades, seus desejos e limitações. O que facilita o controle das emoções, a definição de objetivos e realizações.
CRP 06/125275
Maria Flávia Onofre é psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É especializada em Escuta Psicanalítica pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).
É membro do Núcleo de Formação em Psicanálise Infantil pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP) e atua no ambulatório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
Saiba MaisDe acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo.
Leia MaisTodos nós nos sentimos ansiosos em algum momento da vida. Isso é normal e, em nível controlado, a ansiedade é considerada saudável.
Leia MaisA psicóloga Maria Flávia Onofre preza pela confidencialidade das informações trocadas durante as sessões e leva em conta as particularidades de cada paciente para um atendimento humanizado e único.
Saiba Mais